Jagged Little Pill é o terceiro álbum da carreira da canadense Alanis Morissette E o Primeiro a ser lançado internacionalmente. Este álbum marca uma nova fase da cantora, onde a mesma fica excessivamente popular no mundo por causa do seu estilo alternativo, vocais de seus e de suas canções que são confissões emocionais. O álbum foi um grande sucesso, conseguindo ficar por 12 semanas não consecutivas nos em # 1 Estados Unidos (Billboard 200) E Um sendo dos três álbuns - como assim "Thriller"Do astro Michael Jackson "Falling into You"De Celine Dion - Não ficar por um top 10 69 semanas. Em 2003. O álbum foi escolhido como o 327 ° pela revista Rolling Stone Como um dos 500 Grandes Albuns de Todos Os Tempos ("As 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos"). Registros que afirmam Jagged Little Pill é o décimo mais bem vendido álbum de todos os tempos e é o segundo da década de 1990, atrás apenas do álbum "Come On Over"Da cantora Shania Twain. Jagged Little Pill vendeu 28 milhões de cópias até 2000 e 30 em milhões mundialmente Janeiro de 2005.
Lista de Músicas
Todas as canções foram escritas por Alanis Morissette e Glen Ballard.
# Título Duração
1. "All I Really Want" 4:44
2. "You Oughta Know" 4:09
3. "Perfect" 3:07
4. "Hand in My Pocket" 3:41
5. "Right Through You" 2:55
6. "Forgiven" 5:00
7. "You Learn" 3:59
8. "Head Over Feet" 4:27
9. "Mary Jane" 4:40
10. "Ironic" 3:49
11. "Não é o doutor" 3:47
12. "Wake Up" 4:53
minha resenha sobre as faixas:
All i really want
Mais do que a primeira musica do CD um previa do que era Alanis naquela época, suas frustrações, pensamentos visto por um prima meio que autoral da cantora , que usa prosas longas nas suas musicas, algo difícil de compor, uma mistura de dialogo, 2 pessoa , poema, versos e refrão expressivo, com a divisão de vozes meio que a cara da Alanis é uma marca registrada assim como a gaita, que soa os mesmos acordes que onde se ouvir pode ser aqui ou na china saberá , é Alanis Morissette.
You Oughta know
Primeiro single do CD uma das faixas mais pesadas tanto nos Drives e no baixo expressivo quanto na letra que fala de ser trocada e coisa do gênero , muito bem elaborada com a participação de nada mais nada menos que "Flea" baixista do Red hot chilly peppers e Dave navarro ex guitarrista integrante do RHCP, tocou muito na época. Umas das minhas prediletas do álbum. A canção foi composta por Alanis Morissette e Glen Ballard, e fala sobre o namoro e sobre o fim do namoro entre Alanis Morissette e o ator da comédia Full House, Dave Coulier.
Perfect
A terceira faixa do álbum uma balada com letra forte, que reza a lenda que Perfect foi feita para a relação de pai e filha, ou seja composta para seu pai, algo não concreto. que veio a ser single na segunda versão do álbum acústico em comemoração dos 15 anos do JLP.
Hand in my pocket
A faixa 4 do álbum umas da que se senti a famosa e singela gaita, e sem duvidas umas que até hoje é presente no seu repertorio. A letra da canção diz sobre os problemas e preocupações diárias que ela encontra, mas centra-se em encontrar formas para relaxar. foi single e teve seu clipe muito exibido na MTV.
Right through you
A quinta faixa um jeito de descrever bem humorado um relacionamento meu que "você me esnobou, agora estou acima da carne seca" com o violão marcante misturado com o Drive no refrão da cara unica a esta faixa.
Forgiven
Uma das faixas alternativas do álbum que não virou single, mais bem colocada entre os fãs, com seu refrão marcante e uma passagem que mostra bem a potência vocal da Alanis fala de um assunto meio que polemico " religião" e "igreja Católica" dos seus dogmas e mostra seu problemas internos. Alanis se despindo deste assunto, colocando seu ponto de vista suas experiencias .
You learn
Uma das mais executadas no Brasil que foi também trilha de novela, é a mais pop e comercial do CD, com bateria programada um sample bem característico usado também por Mr lover man, sem duvidas é a porta de entrada pra ser um fã de Alanis e sem duvidas umas das musicas mais conhecida do CD, acho que ficando atrás apenas de Ironic que também é bem lembrada pelo humor contido e pelo refrão marcante.
You learn foi single, foi bem colocada em diversos países alcançando o 1° lugar. Na canção, Alanis mostra a importância das decisões na vida e explica que todas as decisões que tomamos vão nos ensinar uma lição valiosa.
Head Over feet
Também foi single já um dos últimos liberado em 1996 , letra que da pra se pensar, se foi feita para um amigo ou pra Deus em especial, que soa como uma musica Gospel pelos assuntos, sem falar que a gaitinha esta bem presente mais do que na Hand in my pocket, com certeza uma das prediletas entre as garotas head over feet tocou muito no Brasil, seu clipe singelo era febre na MTV clipe este que foi gravado em um só Take. sem contar que foi executada ao vivo em uma versão acustica na telenovela vespertina "Malhação" quem seguia a novela na época, deve se lembrar da apresentação dela, aqui esta o video da apresentação de Alanis na Novela malhação
Mary Jane
Maria Jane, a pão com chá do álbum tem uma letra biográfica, uma vez que Alanis sempre se emociona muito com ela, pode ser notado no DVD live Jagged little pill é a mais lenta do álbum bem alternativa algo pra se escutar em dias chuvosos.se é que me entende, meio depressiva sem mais.
Ironic
Uma das mais divertidas, tanto clipe, quanto a letra, foi clipe e seu video bem executado na MTV, foi single e bem executadas nas rádios e numero um em diversos países. Na canção, o uso da palavra "irônico" atraiu atenção para o que muitos consideraram uma aplicação abusiva do termo. Duas situações postas por Morissette na letra são indiscutivelmente os exemplos cômicos e irônicos. Alanis afirmou que "Ironic", não foi levado muito sério no instante em que a composição. O videoclipe recebeu seis indicações no MTV Video Music Awards em 1996 e ganhou três: "Melhor Vídeo Feminino", "Novo Melhor Artista" e "Melhor Edição". Recebeu indicações para o GRAMMY Awards de 1997, na categoria "Melhor Videoclipe", mas perdeu para "Free as a Bird" dos Beatles.
Not the doctor
Pra mim uma das letras mais bem elaborada do album usando o dia a dia um jeito de compor unico feito por ela mesmo, bem a cara da Alanis, a musica simplesmente fala por si propria
Wake up
A décima primeira faixa do álbum é Wake up, pra mim a versão ao vivo é a mais expressiva dela, mas ela em estúdio também tem sue charme , pra mim o segredo desta musica esta bem alem da melodia que é uma das minhas prediletas, mas a letra é unica , pequenas frases nela contida que vai direto ao coração citava muito elas como "Cause it's easy not to So much eaiser not to And what goes around never comes around to you" e outra que acho perfeita é "Você gosta de neve, mas somente se é quente, Você gosta de chuva, mas só se for seca" e por ai vai, é simplesmente pra fechar o álbum com chave de ouro, sim ela é o fim do álbum, para os desavisados que não tem a minima ideia que Jagged Little Pill contem faixa escondida, uma capella mas vamos falar dela aqui.
Your House
É o Hidden track para os desavisados que já ouviram e não tem noção que ela existe e para aquele que ainda não ouviram JLP basta deixar "WAke up" tocando que você ouvirá. É apenas a capella algo divino, e uma puta letra que fala de uma coitada, que não sei se é Alanis de fato que passa por isto, mais pra compor com a veracidade que Alanis fez tem que ter vivido de fato, pois é muito forte.
Alguns CDs Contém duas canções escondidas. Ao colocar o CD para reprodução, aparece o marcador indicando uma décima terceira música. É uma versão alternativa de "You Oughta Know" com uma guitarra-base mais pesada. E a outra música está ao fim da última canção. É chamada de "Your House" e é uma versão acapela (com voz apenas).
Produção Técnica
Alanis Morissette -- Gaita, Vocais
Glen Ballard - Guitarra, Teclados, Programação, Produção e Mixagem
Dave Navarro - Guitarra de "You Oughta Know"
Basil Fung - Guitarra
Michael Landau - Guitara
Shearer Joel - Guitarra
Lance Morrison - Baixo
Flea - Baixo em "You Oughta Know"
Michael Thompson - Órgão
Mezcla - Órgão
Taylor Hawkins - bateria, percussão
Rob Ladd - bateria, percussão
Matt Laug - Tambores
Gota Yashiki - Ritmo
Ted Blaisdell - Engenheiro Técnico
David Schiffman - Engenheiro Técnico
Victor McCoy - Engenheiro Técnico
Rich Weingart - Engenheiro Técnico
Chris Fogel - Engenheiro Técnico, Mixagem
Francis Buckley - Mixagem
Levine Jolie - Coordenação de Produção
Chris Bellman - Masterização
Tom Recchion - Direção de Arte, Design
John Patrick Salisbury - Fotografia
BAIXE JAGGED LITTLE PILL
DOWNLOAD
http://www.4shared.com/file/70064276/febb0e07/Alanis_Morissette_-_Jagged_Little_Pill__1995_.html
Arquivado em:
Notícias
|


Comentários